sábado, 6 de julho de 2013

tudo sobre os nossos amiguinhos marinhos : os peixes

ESPÉCIES DE PEIXES


 você precisar saber mais sobre os peixinhos e as especies deles 





BETTA 
Também conhecido como peixe de briga, o Betta tem característica territorialista. É muito agressivo com machos da mesma espécie, porém com peixes de outras espécies apresenta comportamento pacífico. De origem asiática (Tailândia, Vietnã e Malásia), seu comprimento máximo chega a 10cm. A diferença do macho para a fêmea está no comprimento de sua nadadeira caudal; a dos machos é bem mais extensa. Apesar de ser tranqüilo com peixes de outras espécies, não é aconselhável colocar o Betta com peixes muito agitados, pois estes costumam beliscar sua cauda. O Betta deve ser criado em aquário pequeno ou médio, porém não deve ser muito alto pois o Betta sobe a superfície para respirar. O Betta consegue respirar fora d`água, este fato ocorre devido que ele possui um órgão a mais de respiração, que se chama labirinto. O Betta gosta de se alimentar de artêmia, porém não deve exagerar na quantidade. Sua alimentação ideal seria com rações próprias granuladas, sendo servidas cerca de 5 grãos por dia. A água do aquário do Betta deve ser filtrada e trocada uma vez por semana, apenas a metade.
  
ACARÁ BANDEIRA
Conhecido como Príncipe dos Aquários ou Peixe Anjo, tem forma triangular. São peixes de fácil criação, gostam de água ácida e quente e não são sensíveis a doenças. Sua origem é na Bacia Amazônica (América do Sul) e atingem a 10cm de comprimento. Devem ser criados em aquário médios ou grande e com boa quantidade de plantas. São pacíficos, porém não se dão bem com peixes pequenos. O Acará Bandeira gosta de viver em cardumes.
  
PAULISTINHA 
Peixe extremamente ativo, dificilmente adquire doenças. Em ambientes pequenos gostam de correr atrás de outras espécies. São originados da Índia Oriental e Bangladesh e atingem cerca de 6cm de comprimento. Deve ser criado em grupo de 10 paulistinhas e em aquário médio com boa quantidade de plantas. Seu tempo de vida não ultrapassa 3 anos. Aceita qualquer tipo de alimentação e é um peixe extremamente pacífico.
  
ACARÁ DISCO 
Considerados tímidos são também bastante pacíficos e lentos. Quando não gosta da comida fica sem se alimentar até morrer. O ideal para este processo e alimenta-los inicialmente com comidas vivas, de preferência a artêmia salina. Se criado em aquário comunitário, por ser lento, fica sem comer, já que os outros peixes avançam na sua frente em busca do alimento. São originados de rios e lagos da Amazônia (América do Sul e Brasil). Atingem de 15 a 20cm de comprimento. Deve ser criado em aquário grande, em média 150 litros, com boa quantidade de plantas, gostam de viver em grupos.
  
NEON 
Peixe adorável emite luz pela faixa azul de seu corpo quando é iluminado, assemelhando-se a luz de neon. Vive sempre em cardume entre eles, se adapta melhor com peixes de pequeno porte e com água mais ácida. Deve ser criado em aquário com do seu tamanho ou até maiores, desde que não sejam predadores. São originados do Brasil e atingem a 5cm de comprimento. Gosta da planta valisnéria e de aquários médios ou grandes e bem plantados. Se alimentam de rações, porém estas devem ser pequenas. É pacífico e vive em cardumes.
  
GUPPY 
Peixe também conhecido como barrigudinho, sarapintado, bandeirinha ou lebiste. É resistente e muito apreciado, com uma grande variedade de cores. É muito fácil de ser criado e por isso é indicado para iniciantes, pois é bastante ativo, se desenvolve bem em aquário pequeno, se reproduz com facilidade e está sujeito a pouquíssimas doenças. São originados da América do Sul e Central e chegam a medir 4cm de comprimento. As fêmeas não são tão coloridas igual ao macho e podem chegar aos 7cm de comprimento. Alimenta-se na superfície da água ou no centro. Seu aquário deve ser bem iluminado e plantado, pode-se cria-lo também em aquários sem pedras, filtros ou compressores de ar. O Guppy tem comportamento pacífico mas não é recomendado que seja colocado com peixes maiores, pois pode virar alimento para eles.
  
ESPADA 
Parente próximo do Platy, é um peixe ideal para aquários comunitários. Sua nadadeira caudal se prolonga na parte inferior dando aspecto de espada (somente no macho). É originado da América Central (México, Honduras, Guatemala) e chega a 7cm de comprimento. Se alimenta de rações em flocos, plantas de aquários e alimentos vivos, como artêmia e larvas de mosquito. Peixe pacífico, gosta de aquário rico em plantas. Se reproduzem com facilidade, inclusive com Platys.
  
PlatyPLATY 
Esta espécie é também muito comum e querida entre a maioria dos aquariófilistas. A sua rusticidade de cores e forma torna-o numa bela aquisição para aquários. São peixes ideais para aquarios comunitários, pacíficos e atraentes quando em cardume. A água deve ser mediamente dura e alcalina (PH 7.5), e a sua temperatura deve oscilar entre os 22ºC e os 25ºC, podendo chegar aos 27ºC. O Platy gosta de águas calmas. Os aquários devem ter plantas, de preferência naturais. O Platy é um peixe sociável, tanto com outras espécies como com a própria e por isso adapta-se bem a um aquário comunitário.
  
CASCUDO 
Conhecido como peixe de fundo, vive raspando o substrato com seus inúmeros e delicados dentes. Sua boca e seu corpo são revestidos por uma camada óssea. Em rios e lagos dificilmente são pescados com vara. Peixe bastante abundante na América do Sul em rios onde tem forte correnteza. Gosta de comer algas e lôdos no aquário.
  
Corridora BronzeadoCORRIDORA 
Conhecido como peixe limpa fundo de aquário, tem característica de ser bom nadador e por isso vai até o fundo do aquário para se alimentar de resíduos de alimentos e até se enterram na areia em busca do alimento. É originado de rios e ribeiros da Bacia Amazônica (América do Sul), e atinge a 8cm de comprimento. Deve se criado em grupos de 6 a 8 corridoras e em aquários médios com muitas plantas. Sua alimentação deve ser de boa qualidade e distribuída várias vezes ao dia. É um peixe pacífico.
  
COLISA 
Peixe propenso a doenças gosta de viver em pares e com a água em boas condições. Água sem tratamento pode causar infecções. Aconselhá-se criá-lo em tanques junto com outros peixes pacíficos.
O macho apresenta maior coloração com listras azuis e vermelhas. Já as fêmeas são prateadas. A colisa utiliza suas barbatanas para localizar seu alimento. Gosta de se alimentar de vegetais, dafnias, larvas vivas ou congeladas e gosta também de viver em meio a muita vegetação.
  
TETRA NEGRO
Recomendado em aquários comunitários, o Tetra Negro é muito fácil de ser criado, pois não incomoda nenhum outro peixe e também não é muito exigente quanto as condições da água. O Tetra Negro apresenta uma faixa preta em seu corpo. Originado na América do Sul atingem a 4,5cm de comprimento. Vive em meia água e seu aquário deve ser bem plantado, porém as plantas não devem ser altas para não atrapalhar seu caminho, devido a sua alta velocidade. Alimenta-se praticamente de tudo: ração, alimentos vivos, etc. A diferença entre o macho e a fêmea é que o macho tem sua nadadeira dorsal mais pontiaguda em formato triangular do que a fêmea.
É um peixe pacífico e recomenda-se que seja criado com vários outros tetras juntos.
  
BEIJADOR 
Peixe que gosta de espaço, vive em grupos acima de 3 indivíduos. Dão aspecto de que estão se beijando na boca, mas na verdade é pelo contrário, esse hábito acontece quando dois machos estão medindo forças, contraindo suas mandíbulas. Vive até 8 anos e seu comprimento pode chegar a 15cm. Se alimenta de rações em flocos e alimentos vivos como artêmia e larva de mosquito. É um peixe pacífico.
  
MOLINÉSIA 
Parente próximo do Platy é um peixe bastante popular. Gosta de viver em aquários comunitários. O tipo mais comum é Molinésia Preta, mas também encontramos Molinésias de várias cores. Pode chegar a 10cm de comprimento e vive de 2 a 3 anos em cativeiro. Seu aquário deve ser bem plantado. Por ser herbivoro alimenta-se de plantas e alimentos vegetais em flocos. É um peixe pacífico.
  
RODOSTOMOS 
Peixe pequeno, pacífico e muito bonito gosta de viver em cardumes. Tem como característica sua mancha vermelha no nariz. Essa mancha só fica brilhante se o peixe estiver saudável. Existe três espécies de Rodostomos, sendo apenas um considerado Rodostomo "verdadeiro". O chamado "verdadeiro" é menos colorido, porém bem mais resistente. Ótimos peixes para se ter no aquário, pois gostam de viver com outros peixes pacíficos. Às vezes são extremamente tímidos.
  
AURATUS 
Peixe agressivo, tolera apenas outros peixes da mesma espécie dos ciclideos africanos. Sua garganta serve de incubadora e deve ter várias fêmeas para um só macho. O macho geralmente quando adulto fica preto e a fêmea prevalece sua cor. São originados da África (lago malawi), seu comprimento máximo chega aos 13cm.
  
OscarOSCAR 
É um peixe inteligente porém agressivo, reconhece seu proprietário e é bem carinhoso. São originados da Bacia Amazônica. Gosta de aquários grandes, pois este quando adulto chega ao tamanho de 30cm. Quanto a alimentação, praticamente aceita de tudo, alimentos vivos, frescos, rações e entre outros. O Oscar é resistente a doenças quando adulto, porém é mais sensível quando filhote. Devemos no entanto estar sempre em alerta.  
  
TRICOGASTER 
É um peixe extremamente resistente, aconselhado para aquaristas
Iniciantes. Mas existem dois importantes pontos contra essa escolha: primeiro, eles crescem até um tamanho razoável (15 cm) e podem superpopular aquários menores. Segundo, os machos tendem a ser bastante territoriais e, com o seu tamanho avantajado, costumam atormentar todos os outros peixes menores, forçando-os a ficarem escondidos em algum canto do aquário. A solução é mantê-los em aquários grandes e bem plantados, ou manter apenas fêmeas. A identificação do sexo é fácil, já que o macho tem a barbatana dorsal (a de cima) comprida e pontuda, enquanto a da fêmea é curta e arredondada.
  
DÂNIO 
O Dânio e um peixe vigoroso, ativo e incansável que vive em cardumes de peixes de mesma espécie, sendo ideal com seus companheiros. É um peixe onívoro (come de tudo). Alimente-o com alimentos vivos, ração em flocos, granulados ou vegetais. Se origina das Águas paradas e correntes da costa oeste da Índia e Sri Lanka. Peixe bastante docil, pacífico e comunitário. Aconselhamos coloca-lo em cardume. Muito resistente.
  
KINGUIO
Sem sombra de dúvidas, os Kinguios são facilmente os peixes ornamentais mais conhecidos em todo mundo. Sua popularidade espalha-se hoje por todos os continentes. Muitos de nós e de nossos filhos já foram brindados com um destes peixinhos em uma feira ou exposição de animais. Coloridos e brincalhões, estão sempre em movimento, mexendo no fundo do aquário a procura de comida, fazendo sua bagunça característica. São peixes bastante sociáveis, que podem ser mantidos em aquários comunitários com diversas espécies de peixes, como Molinésias, Platys, Espadas, Barbos e Coridoras. Como são peixes relativamente lentos e com grandes nadadeiras, deve-se evitar mantê-los com peixes de tendência mais agressiva. Os Kinguios não são peixes muito exigentes, mas recomenda-se que o aquário tenha um bom sistema de filtragem, de preferência combinando filtragem biológica, quimica e mecânica. Os Kinguios atingem em média 15 cm de comprimento e podem viver entre 5 a 10 anos.


Betta (atualizado em Julho de 2012)
Betta splendens, ou simplesmente betta, é um dos peixes mais populares do mundo. Esse peixe magnífico é resultado de uma mutação genética proporcionada pelo homem. O betta selvagem, encontrado na natureza, em nada lembra o peixe colorido e com caudas enormes e eriçadas que conhecemos.
O betta tem comportamento extremamente agressivo com peixes de sua espécie, o que lhe confere o apelido de "peixe de briga". Ele tem de viver isolado de outros peixes. Algumas pessoas colocam esse tipo de peixe em rinhas onde é apostado dinheiro em brigas de betta. Geralmente, morrem os dois oponentes.
Seu habitat é sempre com pouca ou nenhuma movimentação na água, pouco oxigênio e sem obstáculos que o impeçam de ver outros machos oponentes. Por não precisar de equipamentos, o custo do betta e de sua manutenção é baixo. Esse peixe é extremamente resistente e pode viver vários anos, desde que seu dono tenha os cuidados adequados com sua alimentação e manutenção da água da beteira ou aquário.
O aquário do Betta ou beteira
Utilize aquários pequenos, próprios para o betta, comumente chamdos de beteiras. Nas lojas do ramo você encontrará diversos tamanhos e modelos, prefira os de vidro plano e com mais de 2 litros, quanto maior melhor, pois terá mais espaço para ele, a água fica mais limpa por mais tempo e também, se preferir, você pode instalar um filtro externo e/ou um termostato com aquecedor mais facilmente.
Escolha um localPode ser na cabeceira da cama, na mesa de seu escritório, na cozinha, na sala, no banheiro, enfim, em qualquer lugar, desde que não fique sob luz direta do sol (para evitar que o peixe cozinhe), frio excessivo, chuva, cheiros muito fortes, especialmente tinta ou qualquer outro produto químico, fumaça, gordura ou qualquer outra condição que não lembre os ambientes já sugeridos.
A hora de soltar o peixe no aquário
É muito simples. Basta colocar água da torneira no aquário do betta (mais conhecido como beteira), deixando espaço para a água que já está no saquinho do betta, e pingar algumas gotas do condicionador de água (AquaSafe).
Atenção: não pingue qualquer tipo de medicamento sob pretexto de evitar doenças. Ninguém toma remédios se não estiver doente. Após colocar a água e pingar o condicionador, coloque o saquinho com o peixe dentro da água, mas sem deixar que o peixe se solte. Apenas deixe entrar um pouco da nova água no saquinho. Após 15 ou 20 minutos, solte o peixe com água e tudo no aquário.
A alimentação
Procure adquirir o melhor e mais completo alimento para o seu peixe.
Existem várias marcas excelentes no mercado (Tetra Blood WormsTetra BettaMin,Tetra Min GranulesTetra Floating Mini Pellets,  ProBetta Show).
Não alimente o novo peixe no mesmo dia de sua chegada.
Normalmente, este se encontra estressado e, por isso, um pouco arisco. Nessas condições, o peixe normalmente não procura alimento. Deixe para o dia seguinte. Jogue de 1 a 3 floquinhos ou grãozinhos e observe a reação do peixe. Se ele comer os três rapidamente, jogue mais uns 4 floquinhos e aguarde. Faça isso uma ou duas vezes ao dia.
Em alguns casos, mesmo no segundo dia, o peixe não come. Isso pode não ser sinal de problema, mas fique bastante atento a sinais de pintas brancas, manchas ou aspecto empoeirado do animal. Perda de coloração em determinada parte do corpo ou descamação podem ser sintomas de alguma doença. Nesse caso, procure um lojista de sua confiança, o mais rápido possível, e exponha o problema. O tempo que você demora para perceber alterações em seu betta e tomar uma atitude é que determina a sobrevivência de seu peixe.
Não superalimente seu betta. Em geral, ele precisa de 2 a 4 pequenas pitadas de alimento para se sentir saciado. Bettas maiores podem ter necessidade de um pouco mais de comida. Use o seu bom senso para dosar as refeições. O importante é que o alimento seja sempre oferecido em pequenas pitadas, e nunca de uma vez só. Dessa forma, evitamos o desperdício e não sujamos a água, no caso de a fome do betta ser menor do que a quantidade de alimento oferecida por você. Podemos também fracionar a alimentação em dois períodos (manhã e noite, por exemplo). O importante é nunca exagerar nem deixar sobrar alimento, pois, como a beteira não possui filtro, a ração irá apodrecer e prejudicar a qualidade da água, o que pode provocar uma doença no animal. Quando seu peixe não comer tudo o que você jogou, retire com uma rede os restos de alimento o mais rápido possível.
Alguns bettas estão acostumados a se alimentar de alimento granulado, comum no mercado. Eles são usados por alguns criadores e distribuidores de betta, por serem mais baratos. Por isso, pode ser que seu peixe leve algum tempo para se acostumar com o gosto de outra ração, e então passe a pegar o alimento e cuspi-lo repetidamente. Não se preocupe. O betta é um peixe muito resistente e pode ficar muitos dias sem comer, o que não irá causar nenhum prejuízo para a sua saúde. Continue insistindo por mais uma semana ou pouco mais. Certamente ele irá se acostumar.
E cuidado com rações de "bolinha" sem rótulo, pois podem não serem específicas para seu peixe betta e ainda lhe fazer mal.
A manutençãoÉ preciso trocar a água da beteira uma vez por semana ou a cada 10 dias, pelo menos.
Procedimento: tire cerca da metade da água da beteira e coloque em um copo ou recipiente. Em seguida, pegue seu betta com uma redinha apropriada e coloque-o nesse recipiente. Não o pegue com a mão, pois isso pode machucá-lo ou estressá-lo. Jogue fora o restante da água da beteira e lave bem o cascalho do fundo, eliminando todos os detritos. Encha o aquário até a metade, pingue algumas gotas de condicionador de água e aguarde cinco minutos. Certifique-se de que a temperatura da água nova não esteja muito diferente da água da beteira. Então jogue a água do recipiente e o peixe de volta ao aquário.
Evite trocar toda a água do aquário. Assim você evita choques de pH e de temperatura em seu peixe, aumentando a resistência dele a doenças e problemas futuros.
Outros itens que podem ajudar a facilitar sua manutenção são um sifão e um limpador magnético  pequeno.
Clique ao lado para ver mais itens de Limpeza e Manutenção.
Os cuidadosPreste atenção na temperatura do aquário toda vez que o clima variar muito em sua cidade. Temperaturas acima dos 30 graus e abaixo dos 22 graus são preocupantes. Variações maiores que dois graus num dia também. Para evitar problemas, escolha um dos locais indicados por nós para colocar sua beteira.
Mesmo assim, pode ser que você se depare com temperaturas baixas. Nesse caso, compre um pequeno aquecedor. Existem aquecedores de 1W, 2W e 5 watts, para aquários à partir de 5 litros você já pode utilizar um termostato com aquecedor, que é automático. Para os bettas, é usado algo em torno de 0,5 a 1 watt por litro. Mas fique atento: se a temperatura subir demais, pode matar seu peixe. Você deve observar seu betta diariamente. Perda de apetite, manchas ou pintas na pele podem ser sinais de doenças. Ao menor sinal de problema, ligue para o lojista de sua preferência e esclareça tudo o mais rapidamente possível.
Para medir a temperatura você pode precisar de um termômetro, dê uma olhada no link anterior para ver as opções disponíveis.
Medidas de emergênciaCrianças pequenas ou pessoas mal orientadas são os maiores perigos para a saúde de seu peixe. Eventualmente podem despejar quantidades exageradas de alimento no aquário e, por conseqüência, fazer com que a água apodreça.
Nesse caso, o procedimento é o mesmo que usamos quando recebemos o peixe. A única diferença é que, dessa vez, a água antiga não é aproveitada.
Tire o peixe da beteira e coloque-o, com um pouco de água velha, em outro recipiente menor (um pote plástico, por exemplo). Troque toda a água do aquário, lave tudo (somente com água, sem nenhum produto), encha o aquário novamente, coloque algumas gotas do condicionador de água e deixe o peixe se adaptar  à nova temperatura, colocando o recipiente menor flutuando dentro do aquário. Utilizando uma redinha, coloque-o novamente no aquário.
Os riscos desse procedimento são maiores, mas não há nada melhor a fazer, a não ser que você tenha em casa um outro aquário já equilibrado, desde que este não seja destinado a discos ou ciclídeos. Se este for o seu caso, use 100% da nova água desse aquário. Você também pode usar dessa água sempre que fizer trocas parciais em sua beteira. Nesse caso, o uso de um condicionador de água é desnecessário.
Uso de medicamentosEvite ao máximo usar medicamentos na beteira. Só faça isso quando for imprescindível. Dilua o medicamento em um litro de água para evitar problemas de overdose. Pode-se utilizar um bactericida e fungicida, como o BettaFix ou o Bactericida e Fungicida, que têm amplo espectro e curam a maioria das doenças que acomentem os peixes Betta.
Outros bettasInfelizmente, os bettas são muito agressivos com peixes da mesma espécie. Por isso, não podem ser mantidos em grupo, nem com fêmeas. O que pode ser feito é manter várias beteiras com bettas. Se você colocar um próximo ao outro, verá que irão ficar eriçados, projetando-se contra o vidro na tentativa de conseguir atingir o outro betta. Com isso, você consegue fazer com que seu peixe se exercite um pouco e que mostre todo o seu esplendor. Faça isso por uma ou duas horas por dia. Isso não causa maiores problemas ao seu betta. Porém, mais tempo do que isso pode ocasionar estresse em seu peixe. Um espelho também pode ser usado para que seu betta pense que está olhando para um rival.
FêmeasAs fêmeas de betta são muito menos agressivas. Podem ser mantidas em grupo e, dependendo do caso, até com outros peixes comunitários. Como as fêmeas de betta não são tão atraentes quanto os machos, não são muito procuradas pelos aquaristas, a não ser para reprodução.
ReproduçãoSe você deseja reproduzir bettas, procure um criador experiente ou revistas especializadas. A reprodução dos bettas é simples, divertida e sempre dá resultados bem razoáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário