domingo, 7 de julho de 2013

CURIOSIDADES SOBRE LEÕES, TIGRES E OUTROS FELINOS

CURIOSIDADES SOBRE LEÕES, TIGRES E OUTROS FELINOS


Felinos são animais do filo Chordata (os animais com coluna vertebral), classe Mammalia (os mamíferos), ordem Carnívora (carnívoros) e subordem Feliformia.

As sub-famílias dos felinos: Felinae (que inclui o gato doméstico), Pantherinae (inclui o leão) e Acynonychinae (guepardo).

Os felinos mais conhecidos são: leão, tigre, onça, guepardo, leopardo, lince, serval, jaguatirica, leopardo-das-neves, gato selvagem e gato doméstico.

O rugido do leão pode ser ouvido a até oito quilômetros de distância.

Você sabia que é possível determinar a idade de um leão pela cor da juba? É que, quanto mais velho o animal, mas escura é a juba.

Um leão macho adulto pode medir 3 metros do focinho ao fim cauda e pesar até 200 quilos.

O leão é um felino totalmente sociável. Quem geralmente caça para o bando são as fêmeas. Os machos protegem o bando enquanto um grupo de fêmeas cuida dos filhotes.

Ao contrário dos leões, o tigre é um animal solitário e que geralmente caça sozinho.

Se os leões são bons corredores (principalmente as leoas), os tigres são excelentes saltadores. Tigres também se saem bem no nado, podendo nadar até 5 km.

Tigres normalmente tem medo de seres humanos. A exceção é o tigre-de-bengala do Parque Sundarbans, entre a Índia e Bangladesh. Não se sabe ainda o motivo, mas os animais dessa região incluem a carne humana no seu cardápio. Só para se ter uma idéia, eles chegavam a atacar 60 pessoas por ano durante a década de 80.

As listras dos pêlos do tigre são uma espécie de impressão digital do animal. Nenhum tigre tem as listas igual a dos outros.

Existem cerca de 100 raças de gatos, as mais conhecidas são: abíssinio, sphinx, angorá, persa, himalaio, siamês, pelo curto brasileiro e pelo curto americano.

Os primeiros indícios de domesticação dos gatos datam de 9.500 atrás, mas estudiosos afirmam que talvez seja ainda mais antiga.

Cerca de 10% dos ossos do gato se encontram na cauda. O motivo é simples: a cauda é responsável pelo equilíbrio do animal.

Os gatos possuem 32 músculos que controlam, imagine só, as orelhas. Elas podem girar até 180 graus e de modo diferente.

Proporcionalmente ao corpo, os gatos estão entre os mamíferos com os maiores olhos.

Os gatos esfregam o rosto em pessoas e objetos para marcá-los com o seu cheiro. O odor é deixado por glândulas na parte anterior do rosto.

A história de que os gatos tem sete vidas podia bem ser verdade! Cientistas norte-americanos estudaram o caso de um gato que caiu 21 metros sem sofrer nenhuma lesão. O caso mais incrível registrado até hoje é de um gato que despencou de 96 metros (o equivalente a 32 andares) e sobreviveu.

O guepardo é o mamífero mais rápido do mundo. Ele pode correr até 100 Km/h. Alguns indivíduos passam facilmente dos 120 Km/h.

Como identificar um guepardo (ou chita, outro nome pelo qual o animal é conhecido)? Através dos anéis da cauda. Nenhum guepardo tem a cauda igual.

O guepardo foi usado como animal de caça na Itália renascentista.

Os linces surgiram na América do Norte há cerca de 12 milhões de anos e, de lá, se espalharam para o resto do mundo.

Considerado o maior felino das américas, a onça pintada é encontrada em todo o continente – da Argentina até o norte do México.

Uma curiosidade que pouquíssimas pessoas sabem: a onça possui a mordida mais poderosa entre todos os felinos, até mais poderosa do que a do tigre do leão.

A onças são identificadas através das pintas. O padrão de pintas das onças é único para cada indivíduo e funcionam como as impressões digitais humanas.

A jaguatirica é chamada nos Estados Unidos de ocelote. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário