sábado, 6 de julho de 2013

Tudo sobre nossos amigos de penas:O papagaio

                                                   Papagaios


Dentro da espécie que engloba todos os pássaros, os papagaios constituem uma ordem própria, os Psitasiformes, os quais se dividem em 12 famílias, apesar de isto ser variável dependendo do autor. Alguns apenas reconhecem uma família com várias subfamílias.
Os papagaios são aves de cores chamativas e variadas. É o nome comum que se utiliza para denominar algumas das 340 espécies de aves como as catatuas, as araras, entre outros. Os papagaios pertencem à família dos psitácidos, da ordem dos psitaciformes.
Caracterizam-se por ter um buço curto e muito forte, com a mandíbula superior móvel para permitir trepar. A sua língua é carnosa e grossa e em algumas espécies estão cobertas de pupilas fibrosas. As patas dos papagaios são atípicas. Têm quatro dedos em cada pata, dos quais o primeiro e o último estão virados para trás, enquanto os dois do meio estão para a frente. Isto permite aos papagaios terem mais facilidade na altura de agarrar algo.
As asas são curtas e arredondadas. Algumas espécies perderam a possibilidade de voar. A cauda dos papagaios é geralmente comprida.
Normalmente são animais sociáveis. Todas as espécies são monógamas, apesar de algumas criam em colónias e outras não. Os seus ovos são brancos. A sua alimentação se baseia em sementes, raízes, tubérculos e fruta principalmente. Em relação à água, não tem muita necessidade.
Papagaios
Os papagaios são animais fascinantes, especialmente pela capacidade que têm de falar. Esta aptidão é algo que se encontra presente nas espécies de maior tamanho. São capazes de repetir e imitar palavras ditas pelas pessoas. Existem alguns que podem chegar a dizer frases inteiras. Também podem piar facilmente.
Isto não quer dizer que entendam o que dizem, as palavras não fazem sentido para eles. Ainda assim são capazes de, através da observação, relacionar palavras com feitos concretos. O tamanho destes animais é muito variável e depende da espécie. Assim podemos encontrar exemplares que medem 9 centímetros e outros que podem chegar a medir 1 metro.
Infelizmente, o número de aves diminuiu consideravelmente, devido principalmente à importação e exportação ilegal. Outros factores são a redução e destruição dos habitats naturais. Hoje em dia, são considerados uma espécie ameaçada segundo o CITIES (Convenção Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Selvagens).

Nenhum comentário:

Postar um comentário