sábado, 6 de julho de 2013

Oque é um Hamster

Vamos saber tudo sobre os Hamsters os roedores mais fofos.

Oque é um Hamster?


Os hamsters são pequenos roedores e a maioria das espécies são estritamente noturnos durante os meses de verão, dormindo durante o dia, quando a temperatura está mais elevada, e iniciando seu período de atividade ao entardecer, quando a temperatura diminui. Assim como os outros animais de sua Ordem, possui dentes de crescimento contínuo, que precisam ser constantemente desgastados. Em geral, os roedores desgastam os dentes roendo alimentos. Existêm várias espécies de hamster e grande diversidade de formas e tamanhos.
A maioria das espécies de hamster habita regiões semi-desérticas, vivendo em galerias subterrâneas. Algumas espécies cavam suas próprias galerias outras, vivem em velhas galerias abandonadas por outros pequenos animais. Estas galerias possuem vários túneis e compartimentos, usados para guardar comida, alojar os filhotes e para dormir.
O sentido mais apurado dos hamsters é a audição, seguida pelo olfato. A visão é pouco desenvolvida. A maioria dos hamsters possui bochechas que podem se expandir para carregar alimento e forração para o ninho. Por ter hábitos noturnos, o hamster utiliza seus finos e longos bigodes para perceber os obstáculos.
O hamster utiliza suas patas dianteiras para segurar o alimento e levá-lo à boca e para encher suas bochechas. Possui 5 dedos nas patas traseiras.
Apenas 4 espécies de hamster são mantidas atualmente como animais de estimação, o que é uma parte bem reduzida da família Cricetidae. Em muitos países, o hamster é um dos animais de estimação mais populares, vindo logo depois dos cães e gatos.



Alimentação do hamster

O Hamster poderia ser escolhido como o símbolo da previdência, como a formiga, pois noite e dia ocupa-se de juntar alimentos. Alimenta-se basicamente de grãos, frutas, raízes, queijos, e , quando em seu habitat natural, de larvas e pequenos insetos. Existem disponíveis no mercado rações industrializadas, balanceadas de modo a oferecernutrientes básicos essenciais que atendem as necessidades diárias, produzidas com alimentos não nocivos à saúde.Alcon HAMSTERS é um alimento completo, composto de grãos, sementes, leguminosas e verduras, todos de primeira qualidade, os quais juntos garantem a boa alimentação de todas as raças de hamsters assim como de outros pequenos roedores. O balanceamento da raçãoAlcon HAMSTERS assegura o fornecimento de todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento saudável de seus animais. 
Você também encontra nos mercados a ração Alcon HAMSTERS STICKS na forma de pequenos bastões crocantes, é composta de ingredientes selecionados, vitaminas e minerais de agradável paladar aos hamsters e outros pequenos roedores. Devido a sua adequada combinação entre cor, formato, textura e composição,Alcon HAMSTERS STICKS é consumido com grande aceitação. Além disso, sua formulação, criteriosamente balanceada, assegura o fornecimento de todos os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento destes roedores.

Os Hamsters armazenam os alimentos em suas bochechas, para posteriormente serem depositados em "tocas". Um animal pode guardar até 50 kg de alimentos. Seu consumo diário de comida é de 7 a 15 g e de água de 11 a 30 ml, podendo variar com a idade e estado do animal. Alimentos e água são oferecidos continuadamente. 







Comportamento e domesticação


Hamsters foram utilizados inicialmente como animais de laboratório, embora essa pratica ainda exista, sendo que nos últimos anos foram adotados como animais de companhia em função de sua inteligência" e sua capacidade de interagir com os seres humanos.
Hamsters utilizam-se de seu aguçado faro e de seu tato para identificar território, objetos, inimigos e parceiros sexuais. Reconhecem seus donos em pouco tempo de convivência, especialmente se manuseados com alguma regularidade, sendo que esse contato deve ser estabelecido principalmente à noite, horário em que são mais ativos e dispostos a brincadeiras.  
A maioria dos hamsters pode se tornar dócil em um espaço muito pequeno de tempo com manipulação regular e gentil. Hamsters normalmente só mordem quando estão assustados.
Se seu hamster é um pouco nervoso, em primeiro lugar uma boa idéia para adquirir confiança é usar a sua mão antes de tentar ergue-lo fora de sua gaiola. Tente acariciar o hamster com suavidade enquanto está na gaiola, oferecendo pedaços de comida de sua mão. Perceberá logo que não tem nada que temer. A próxima tentativa será colocar sua mão na gaiola, deixar o hamster investigar e andar sobre sua mão. Não tenha medo e não faça movimentos bruscos para não assustá-lo. Esta fase é muito importante para que ele adquira confiança e perca o medo.
Quando o hamster perder o medo esta na hora de tirá-lo da gaiola. Abra a parte superior da gaiola e pegue o hamster com cuidado. Não segure forte pois também pode se assustar com isso. Retire-o da gaiola mas não erga muito alto porque se salta de suas mãos e cai pode se ferir. Sempre é melhor pegar seu hamster quando você está sentando de forma que se saltar não tem como cair longe e assim evitasse que se machuque. Deixe o hamster caminhar de uma mão para a outra. Se seu hamster tenta saltar, deixe-o e então simplesmente apanhe-o novamente. É melhor fazer isto que tentar segurar o hamster, o que pode fazer com que se assuste. Aos poucos vá segurando com mais firmeza para que ele se acostume. Mas, você deve fazer isso com calma e gradativamente para que o hamster não se assuste.
Alguns hamsters são mais nervosos que outros e podem levar um pouco mais de tempo para se acostumar a ser manuseados. Se você for paciente e gentil, com certeza seu hamster será um animal dócil e totalmente domesticado.
Se seu hamster morde sempre que o pega, tente pegá-lo usando um par de luvas e fazer como está indicado acima. O uso de luvas aumentará sua confiança e em troca ajudará o hamster. Quando ele deixar de morder você também não precisará mais usar as luvas.
Outra dica muito importante é que você nunca deve pegar o seu hamster quando ele estiver dormindo ou comendo. Ele pode se assustar e pode morder.
Hamsters Sírios são bastante fáceis de manusear por causa do tamanho maior deles. Os Hamsters Russo tendem a ser um pouco mais ativos e por isso não são facilmente manuseados por crianças pequenas. O Hamster Chinês é freqüentemente uma delícia para manusear porque eles se sentam em sua mão e usam as patas para agarrar seus dedos. O chinês também tem o hábito, quando estão nervosos, de urinar na mão. Roborovskis são extremamente espertos e rápidos e então não são facilmente tratados. Eles precisam ser colocados na concha de sua mão para evitar que fujam, mas eles muito raramente mordem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário