domingo, 7 de julho de 2013

Tudo sobre Hienas

tudo sobre hienas

Na categoria de assassinos natos, estão as hienas.
Os antigos acreditavam que se a sombra de uma hienacaísse sobre a de um cão, este ficaria mudo e paralisado. Diziam que a hiena era a encarnação de espíritos de feiticeiros.
A hiena é um animal atarracado, peludo, com grandes maxilares e quartos traseiros caídos. É um caçador diurno, encontrado em toda a África e na Ásia meridional, desde o Meditêrraneo até a baía de Bengala. É um animal sem atrativos. Seu modo furtivo, o pêlo castanho-sujo, o andar manquejante, o grito áspero e o cheiro desagradável não ajudam muito sua reputação.
Elas também figuram com honras na categoria dos animais nojentos. Isso porque a hiena vive de comer   restos. E restos nas savanas da África, envolvem fezes de outros animais, como a dos leões. As hienas também comem cadáveres putrefatos, porque são na maioria das vezes predadores oportunistas. Extremamente inteligentes elas observam o comportamento dos abutres para saber onde encontrar aquela carcaça cadavérica já cheia de vermes, onde a hiena chega logo se fartando. Depois leva o máximo de comida que é capaz de engolir até o buraco onde cria os filhos e vomita tudo. Os bebês-hiena logo que são desmamados, comem satisfeitos o vômito de carne podre (ou fezes) dos pais.

ALIMENTAÇÃO

As hienas alimentam-se praticamente de tudo, desde insetos até ovos deavestruz. Também não é incomum alimentarem-se de suas própria fezes em determinados períodos. Caçam animais de médio a grande porte, comogazelasimpalasgnuszebras, dentre outros. A covardia é um mito: em períodos de escassez de alimentos o bando não hesita em atacar animais de grande porte como girafasrinocerontes e até búfalos - preferindo espécimes jovens, velhos ou doentes. Ao lado do abutre e do chacal, desempenha o papel de carniceira, devorando cadáveres de animais mortos ou que estejam moribundos, além de ser notória oportunista, roubando a caça abatida por outros predadores. Possuem mandíbulas potentes e dentição bastante resistente, possibilitando alimentarem-se até de ossos.

APARÊNCIA

Hienas malhadas são as maiores das hienas existentes. Sua pelagem é mais curta do que de outras espécies. As fêmeas são consideravelmente maiores que os machos, medindo até 150 cm de comprimento e chegando a pesar mais de 70 kg

COMPORTAMENTO

A sociedade das Hienas é do tipomatriarcal e geralmente uma fêmea líder comanda o grupo. Depois vem as fêmeas de segundo e terceiro escalão. Os machos estão na base da pirâmide, sendo totalmente submissos às fêmeas que chegam a ser 20% maiores e mais pesadas. Ao contrário dos leões, cujos machos desempenham o papel de defensores do bando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário